Saiba como preparar sua empresa para divulgação e confira uma lista com os melhores sites gratuitos para anunciar
Se você é dono de um pequeno negócio e está procurando maneiras de promover sua empresa na internet, você está no lugar certo.
Ao ler este artigo, você aprenderá como identificar seu público alvo, a preparar as informações de divulgação e uma lista de sites e redes sociais para anunciar gratuitamente.
Então, vamos começar?
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Dicas de Como Divulgar
A internet está repleta de oportunidades. Saber utilizá-las para aumentar a presença digital do negócio, pode ser um diferencial.
Mas, antes de iniciar uma estratégia de marketing digital, é importante conhecer alguns elementos que ajudarão a ter mais competitividade no meio digital.
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Conheça seu Público Alvo
O público alvo é aquele perfil de pessoas que, em maior número, necessita das soluções que a empresa oferece.
Conhecê-lo é fundamental para direcionar ações de marketing e alcançar os resultados desejados.
Como nosso objetivo é atrair um público que está sempre conectado, realizar uma pesquisa online é a forma mais fácil de alcançá-lo.
Utilizaremos uma ferramenta gratuita chamada Google Forms. Ele é um formulário online que pode ser compartilhado nas redes socais e seus resultados analisados.
Modelo de pesquisa de público alvo Online PDF
Para exemplificar seu funcionamento, imaginemos uma empresa de vendas de roupas para bebês.
Buscando conhecer seu público alvo, ela cria e compartilha um formulário online, encontrando as seguintes informações:
Ao comparar os resultados, descobriu-se que a maioria dos clientes da loja são mulheres entre 15 a 30 anos, solteiras, com renda de até dois salários mínimos e querem ter os filhos bem vestidos.
Esse é o público alvo.
Crie sua Identidade Visual
A identidade visual constitui os elementos visuais que representam sua empresa: nome, logomarca, slogan, cores, imagens, fotos, vídeos e materiais de publicidade são alguns exemplos.
Devido a sua importância, utilize imagens e símbolos que melhor traduzam a atividade principal do negócio.
Valorize seu Produto
A aparência é a primeira coisa que chama atenção do consumidor para algo que deseja adquirir. Ter uma boa apresentação pode destacar seu produto e aumentar o número de cliques sobre ele.
Então, capriche nas imagens, relacione os pontos fortes do seu produto, deixe-o visualmente atraente.
Utilize o Marketing de Conteúdo
A experiência que você possui naquilo que faz, pode se transformar em conteúdo relevante (artigos, infográficos, vídeos, áudios, etc) que auxilie as pessoas.
Ao terem suas dúvidas esclarecidas, elas passarão a simpatizar com sua empresa, criando vínculos e ajudando a torná-la uma autoridade no setor. Isso é o marketing de conteúdo.
Apresente sua Empresa
Ajude as pessoas a conhecer melhor sua empresa. Falec omo ela é estruturada, onde atua, o que faz e como encontrá-la. Veja algumas dicas:
- Descrição: utilizando uma linguagem formal, faça uma descrição resumida das principais atividades de seu negócio, a experiência no mercado, metas e valores que possui.
- Endereço: para atividades realizadas em local fixo, indique o endereço completo, inclusive com ponto de referência.
- Horário de Funcionamento: Não esqueça de informar os dias e horários de funcionamento, inclusive finais de semana e feriados.
- Canais de Contato: ofereça opções variadas de contato e permita que um número maior de pessoas comuniquem-se com sua empresa( telefone, e-mail, WhatsApp, Facebook, etc).
Divulgue
Após preparar as informações e mídias, chega o momento de escolher os canais para divulgação.
Atualmente, o Google concentrar o maior volume de buscas da internet. Isso nao significa que devemos ignorar outros canais.
Divulgue em diferentes plataformas, analise os resultados e dê atenção especial àquelas em que o público se mostrar mais receptivo.
Sites Gratuitos
O Perfil da Empresa no Google, conhecido anteriormente por Google Meu Negócio, é um serviço gratuito voltado exclusivamente para empresas.
Após o cadastro, a empresa ela começará a aparecer nos resultados de buscas locais do Google e Google Maps.
Entre as possibilidades da ferramenta, está a de divulgar informações do empreendimento, catálogo de produtos, receber avaliações de clientes, criar um site simplificado, entre outras.
Um site é um instrumento muito útil para promoção de marcas e produtos. além disso, ele dá mais liberdade para criar um ambiente único.
É possível publicar artigos, divulgar serviços ou ter uma loja virtual. Você decide o que fazer.
O Wix oferece uma plataforma gratuita que incluí um criador de sites, hospedagem e um subdomínio. Qualquer um, mesmo sem conhecimentos em programação, consegue criar e publicar um site no Wix.
Funciona como um mercado virtual, onde comerciantes expõem seus produtos e podem interagem com clientes.
O grande diferencial do site, é que ele é mantido pelo Sebrae, autoridade no setor do empreendedorismo no país.
Para anunciar no Mercado Azul Sebrae é preciso fornecer os dados da empresa (com CNPJ) e fazer o cadastro dos produtos.
É um portal de anúncios grátis para empreendedores. Os dados da empresa que aparecem no site se assemelham muito aos resultados da pesquisa do Google. Neles, aparecerão informações como nome fantasia, descrição, telefone e localização geográfica da empresa.
Traz um modelo de negócio muito parecido ao Hot Frog, inclusive em sua aparência. Com oportunidades de anúncios gratuitos e ilimitados para pessoa física e jurídica, é uma opção interessante para divulgação online.
O Guia Informe permite empresas anunciar gratuitamente na internet.
Possui integração com o Google Maps, o que significa que os clientes poderão te encontrar com mais facilidade.
Entre os dados disponíveis para cadastro, o nome fantasia, descrição da atividade empresarial, endereço e telefone estão disponíveis.
O Busca Box funciona da seguinte maneira: ao realizar uma pesquisa no site, o usuário informa a cidade e o estado onde mora. Os resultados são filtrados e as empresas próximas a ele são apresentadas.
Em seu plano gratuito, apenas informações essenciais do negócio estão disponíveis para divulgação.
Site especializado em busca por empresas, produtos e serviços. Possui mais de 600 mil acessos mensais, sendo uma boa oportunidade de tornar sua marca mais conhecida.
Nas opções do anúncio, é possível cadastrar dados da empresa, produtos e serviços. As informações fornecidas aparecerão nos resultados de buscas internas do Entrei.net e em buscadores como o Google.
Com foco em buscas locais na internet, o Encontra Brasil promete auxiliar empresas a se destacarem nos resultados do Google.
Possui planos pagos e um gratuito. Neste, somente um anúncio é permitido.
Trabalha com resultados de buscas locais e permite orçamentos dentro da plataforma.
Seu plano gratuito é bem limitado, mas ainda assim é uma oportunidade para alcançar novos públicos.
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Redes Sociais
É uma página no Facebook criada especialmente para atividades comerciais. Ela acompanha várias ferramentas que facilitam a divulgação da empresa e a interação com os usuários da rede social.
É a versão comercial do WhatsApp que traz soluções específicas para quem quer comercializar online e, ao mesmo tempo, ter um canal profissional de atendimento ao cliente.
Atualmente, muitos negócios são realizados dentro do próprio WhatsApp.
Utilizar sua versão comercial é uma forma de multiplicar as chances de conquistar novos clientes e aumentar as vendas.
Conclusão
Hoje conhecemos algumas dicas de como organizar e divulgar uma empresa na internet de forma gratuita. Utilizando sites e redes sociais, vimos como expandir a presença digital, atrair novos clientes e gerar renda para um negócio.
Agora, chegou o momento de começar a por em prática o que foi aprendido.
Seja perseverante, tente compreender e se adaptar aos seus clientes. Em pouco tempo, certamente os resultados aparecerão.
Faça bons negócios!
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